quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Resultado de imagem para interaçãoOlá pessoal!

Você sabe o conceito de Interatividade e Interação?
(clique na alternativa correspondente a sua resposta)
             
                         SIM               NÃO


                         Existem 04 tipos de interação que  Pimental (2013) descreve melhor com um resumo:


   
Interação Cooperativa: Todos participam na busca da resolução dos problemas, porém cada um faz somente o que lhe cabe de responsabilidade. Baseia-se na divisão de tarefas.
Interação Colaborativa: A Todos participam na busca da resolução do problema, realizando sua parte e contribuindo com a solução dos outros. Baseia-se na construção coletiva da resolução do problema.
Interação Reativa : A ação da interação é num sentido único. Somente uma das partes envolvidas sofre modificação ou alteração. Baseia-se na transmissão. Não há reciprocidade. Não há continuidade histórica. É limitada por relações determinísticas de estímulo e resposta. A realização se dá sempre da mesma forma. É algo que está constituído e lhe falta existência.
Interação Mútua: Todos os interagentes são afetados pelas ações de interação. Baseia-se na troca, na negociação, na co-construção. Há reciprocidade e historicidade. Caracteriza-se por relações interdependentes.


Com a ajuda dessas definições podemos identificar que no AVA devesse utilizar recursos que possibilitem uma interação mútua e colaborativa, promovendo o aprendizado. 
A possibilidade de interação entre os participantes independem de sua formação ou componente que ele estuda, pois em uma interação colaborativa todos se ajudam em busca da resolução de um problema. Nesse sentido, Pimentel (2013) nos aponta que a interatividade pode ser entendida como a ação humana sobre a máquina, tendo um feedback da mesma em relação à esta ação. Portanto, dentro desse contexto, esse “retorno” recebido da máquina sobre a ação humana é fundamental para que haja interatividade.Com o uso das TIDC na Educação temos que ter cuidado quando tratamos a interação pois ela não pode ficar só homem-computador ela precisa ser significativa para auxiliar o aprendizado.

Série Black Mirror – Primeiro episódio da terceira temporada, intitulado “Queda livre”, podemos contextualizar bem a interatividade e interação e analisar os pontos positivos e negativos de uma vida social ligada apenas para a interação nas redes sociais e como isso pode ser devastador psicologicamente e socialmente. O equilíbrio se faz necessário.


BIBLIOGRAFIA:

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 7, n. 14, 2008.

Um comentário:

  1. Bom dia Deinha... Adorei a proposta de hiperdocumento!
    Deixei algumas contribuições por lá, mas para dar o feedback das atividades estou por aqui também. Você seguiu um linha expositiva, expondo os tipos de interação e como eles se caracterizam, acredito que você conseguiu identificar melhor esses aspectos em sala e também no episódio da série, que apesar de ser muito sensacionalista, apresenta um contraponto entre a realidade física e abastrata dos dias atuais.

    Abraços!

    ResponderExcluir