quarta-feira, 30 de outubro de 2019


O que são competências e habilidades?

O currículo é o campo mais interessante para transformar o processo pedagógico quando ele abrange  saberes além de o conteúdo por si só, muitas vezes, isolados do mundo em que cada aluno e professor vivem. Este deve expressar e oportunizar a relação entre a construção do conhecimento e sua reflexão com a realidade.

As competências são requeridas na vida cotidiana, no fazer diário, nas práticas associacionistas, que nos levam a um saber fazer, saber agir, saber conviver. Segundo Perrenoud, 

                             “Se aceitarmos que competência é uma capacidade de agir eficazmente num                                          determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a                                     eles, é preciso que alunos e professores se conscientizem das suas capacidades                                     individuais que melhor podem servir o processo cíclico de Aprendizagem-Ensino-                                 Aprendizagem”. (PERRENOUD, 1999, p. 7). 


Utilizaremos como exemplo também os documentos oficiais: [...] competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências (BRASIL. 2000, p.5). 


PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
BRASIL (2000). Documento Básico – ENEM. Brasília: Imprensa Oficial.

Um comentário:

  1. Olá Andrea. Esperamos que tudo esteja se normalizando em sua família. Aguardamos sua atualização do blog... apresente-nos o que está aprendendo com a disciplina.

    ResponderExcluir