terça-feira, 15 de outubro de 2019

Interatividade

Interatividade é uma temática da teoria da Comunicação, e diz que é a emissão e a recepção cocriam a mensagem e a própria cominucação. Embora essa palavra vem sendo banalizada e utilizada por meio de modismo
Vivemos com espectador separado do emissor por muito tempo em nossa evolução, essa posição de espectador pode ser entendida quando estamos lendo um livros, nos programas de rádio, assistindo um programa de televisão, como pastores e padres diante dos fieis, e varios outros, a mensagem era de autoria do emisor, agora temos algo mais arrojado, hoje temos a emissão e recepção de uma forma que podem articular interagindo entre se.
Silva (2000), retrata que o ato da apendizagem da docencia é um ato colaborativo, cocriativo onde professor e do aprendiz  se encontram para ambos cocriar o conhecimento. As novas Mídias, a Web vem potencializar essa aproximação, que significa uma relação de aproximidade, de afetividade, mesmo on-line com a prespectiva da presença virtual.
A sala de aula ela deve ser interativa, o professor precisa fazer a modificação do paradgma comunicacional, questionando a unidirecionalidade e apostar na interatividade Silva (2000). A sala de aula não é um espaço de passar conheciemnto mais sim um espaço de construção do conhecemento e hoje com a Web 2.0 podemos ter interface e redes sociais onde pode ajudar na colabração ativa do aprendiz construção do conhecimento.
A palavra interação também muito utilizada no ambiente das mídias embora sua utilização na maioria dos casos é confusa, dizer que um programa ou um jogo é interativo poruqe ele lhe dá opções de escolha não o é, simplismente o receptor apenas pode esclher entre as opções pré estabelecidas em sua.
PRIMO, (2007), trás um refelxão, uma fórmula da ideia de interação com computadores:
                 
                                          emissor → mensagem→ meio→ receptor
 Teria  mudado para:

                                           webdsagner → site → Internet ← usuário

Nessa nova ideia o receptor e o usuáro ainda tem o mesmo papel de receber o que o que o emissor produz. A interação precisa ser mis além de que apontar e clicar. Ele defende que as reações de um computador e um clique não caracterizam um diálogo entre homem e máquina. Primo desenvolve então dois conceios em sua reflexão, as interações mútuas e reativas. As interações mútuas o relacionamento do participantes vai definindo-se ao mesmo tempo que aconecem os eventos interativos através da relação de um para com o outro. E a Reativa são marcadas por predeterminações que condicionam as trocas, estímulo/resposta.
Pensando na interação homem/máquina (selcionar e comandar processos e percursos) é esencial pensar também na interação dialógica (chats, e-mail entre outras sícronas e assícronas). Primo diz que é salutar considerar a combinação entre as duas interações mútuas e rativas, ao mesmo sistema.

Um comentário:

  1. Olá Andréa!
    lendo seu texto, volto aos meus estudos sobre esta temática, marcante em minha dissertação.
    Parabéns pelo texto e reflexão. Espero que possa estar lhe ajudando neste início de disciplina.
    Avante!

    ResponderExcluir