quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Após uma rápida analise das acepções de Tecnologia, e no imenso poder que ela tem na construção e transformação social e cultural. Podemos registrar compreensões de alguns autores sobre a diferença entre TDIC e TIC e sua inserção no ambiente escolar.

As TDIC podem ser compreendidas como as tecnologias que se baseiam em sistemas computacionais e conexão com a internet como características, diferenciando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exatamente pela presença do digital, mas não sendo seu único elemento que lhes destingue das TIC. (PIMENTEL, 2015).

Segundo LUCENA (166,2014) As novas possibilidades comunicacionais e de mobilidade inseridas pelas tecnologias móveis trazem profundas mudanças socioculturais para o cotidiano das pessoas, bem como grandes desafios para a educação e para a formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, para que haja uma inserção uso das TDIC nas escolas  e que isso não seja mero fruto político e nem tão pouco por mera utilização sem que haja uma mudança na realidade social em que o aluno está imerso,  é preciso iniciar pelas formação de professores, de maneira continuada e e ampla no sentido de considerar as diversidades culturais e sociais em que cada escola está  inserida, bem como sua realidade em termos de infraestrutura Tecnológica que ela possuir.

Bibliografias consultadas:

PIMENTEL, F. A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.
LUCENA, Simone. (org). Cultura digital, jogos eletrônicos e educação. Salvador: EduFba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19496/1/cultura-digital-jogos-eletronico_RI.pdfAcesso: 20 mai 2018.


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