OBSERVANDO OS CONCEITOS DE: Recursos Digitais Educacional, Metodologias Ativas, Web Currículo
Recursos digitais para aprendizagem
Vamos iniciar fazendo uma reflexão a cerca da aprendizagem e do que são Recursos Digitais na aprendizagem pela ótica de Churchill (2007), ele descreve que a aprendizagem deve ser construída de forma colaborativa por meio do conhecimento dos estudantes. O conhecimento pessoal é visto como um fenômeno interno, não observável e a única maneira de apoiar a aprendizagem e entender o que está ocorrendo, e para lidar com o chamado conhecimento público (que representam o que uma comunidade de alunos sabem). Esse conhecimento público está disponível para os alunos trabalharem, expandirem e modificarem através do discurso, da negociação e da síntese coletiva de ideias. O recurso digital para a aprendizagem deve servir como ferramenta para a representação do conhecimento público, ferramentas que mediam as atividades onde ocorre a aprendizagem e moldam o pensamento e a tomada de decisões dos alunos.
Os recursos digitais para a aprendizagem são classificados com base em formas de conteúdo de conhecimento curricular seus designers destinados a facilitar o desenvolvimento através de atividades de aprendizagem, e, consequentemente, cinco formas distintas são explicadas, incluindo: exibe informações, recursos de apresentação, recursos de prática, representações de conceitos e exibições de dados.
Segundo Norman (1988, p.9), define os recursos como ' as propriedades percebidas e reais da coisa, principalmente aquelas propriedades fundamentais que determinam exatamente como a coisa poderia ser usada ' (apud, Chuechill, 2017, p. 178)
Web currículo
Para ALMEIDA, na perspectiva integradora e de interferências e transformações mútuas do currículo e das tecnologias, propõe-se o termo web currículo como o currículo que se desenvolve por meio de ferramentas e interfaces da Internet, o qual envolve campos de conhecimentos de diferentes áreas: comunicação, educação e tecnologias.
Temos a definição de web currículo e a integra as tecnologias com o currículo.
Metodologias Ativas
As metodologias ativas¹ são caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas, trabalha de forma diferente e inovadora. De certa forma, a Metodologia ativa quebra com abordagens tradicionais daquilo que consideramos educar. Seu objetivo é estimular o aluno a sair do estado de estagnação durante a aula e colocá-lo como protagonista do processo de aprendizagem. Dessa forma, os estudantes têm mais autonomia e são mais participativos durante a aula, tornando-a mais dinâmica e interessante e faz do aluno o responsável e principal agente do seu processo educacional.
Estratégias de Aprendizagem das crianças com as TIDC
As crianças estão incorporadas à cultura digital, como corroboram os dados da pesquisa feita por Pimentel e publicado em uma de suas obras A aprendizagem das Crianças na Cultura Digital (2017).
Pimentel (2017,p.95), afirma que as crianças na cultura digital aprendem com as TIDC porque podem brincar com estes artefatos digitais e, para as crianças, brincar é coisa séria. As crianças ao brincar se envolvem a ponto de colocar na brincadeira características de sua realidade, e por esse poder de inserir atributos elas brincam de maneira intensa e pertencente do processo.
As crianças utilizam como estratégias metacognitivo, por exemplo o youtube para compartilhar (Como estou aprendendo). A escola ainda está na estratégia cognitiva.
Bibliografia:
ALMEIDA, M. E.
B. Integração de currículo e
tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte,
2010.
CHURCHILL, Daniel. Educational Reforms, Learning-Centred Education and
Digital ResourcesforLearning. In.: ______. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017.
Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e
Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de
Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-
PROEX/UEPG, 2015.
PIMENTEL, F. Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem. In: ______ A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.
1 José Moran. Professor Doutor da Universidade de São Paulo e
pesquisador de mudanças na
educação. Contato: www2.eca.usp.br/moran
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